Impressões pós-Barcelona

São Luís, maio de 2018

Dc2hUtKWAAAYtWp.jpg large

Vejam só, parece que 5 corridas nos pontos e apenas 1 quebra após quase 25% de toda a temporada transcorrida fizeram os McLaristas esquecerem os anos com Honda.

A equipe trouxe um pacote agressivo para Barcelona e tratou de manter as expectativas baixas afirmando que a intenção era melhorar os pontos fracos do carro (drag excessivo e instabilidade dianteira) e, com isso, tentar aproximar-se das 3 equipes que lideram o campeonato. A ambição declarada era melhorar na classificação, considerado o ponto fraco da equipe que não havia chegado sequer uma vez ao Q3 nas 4 provas anteriores.

Pois bem, após o quali, a McLaren ostentava um 8º e um 11º, conjuntamente a melhor classificação em 2018. E mais, melhorando o tempo de 2017 em 3,327s contra uma média de 2,892s dos adversários (um ganho de 15% sobre a concorrência). Mesmo assim, houve um ar de desapontamento entre os fãs. Porque?

Em parte, por que Renault e Haas melhoraram mais. A McLaren foi a terceira melhor evolução entre ’17 e ’18, a Renault ganhou 3,607s e a Haas, 3,711, ofuscando a evolução em classificação. Porém, a McLaren ganhou 0,437s contra a Red Bull, o que deve ser destacado.

Na corrida, a análise é complicada em função da confusão da primeira volta. Alonso e Vandoorne perderam posições e comprometeram o primeiro stint tentando uma recuperação difícil em uma pista estreita e com alta carga aerodinâmica, uma luta que fez Alonso perder contato com a Haas de Magnussen e dificultou o ataque sobre Sainz nas últimas voltas. A batalha com Leclerc custou algo em torno de 5 segundos para o espanhol.

No fim, um P8 com Alonso e o primeiro DNF do ano por um problema mecânico (driveshaft) para Vandoorne.

As boas expectativas para Mônaco residem na performance no 3º setor de Barcelona, que foi equivalente ao da Renault e melhor que o da Haas, sem sendo uma boa indicação para o GP do principado.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s